quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O prefeito, os vereadores e as Subprefeituras




Numa conversa mais reservada com Vereadores da “base de apoio” o Prefeito resolveu ceder e distribuiu Subprefeituras para que os Vereadores indicassem os Subprefeitos “de sua confiança”.

Durante a campanha eleitoral de 2012, então como candidato a Prefeito, FERNANDO HADDAD (PT) prometia que “as Subprefeituras seriam administradas por técnicos”. A promessa de campanha foi cumprida até o início do segundo ano do seu mandato quando os Vereadores da “bancada de sustentação” colocaram HADDAD na parede e lhe impuseram até algumas derrotas só para mostrar o descontentamento pela nomeação do “técnicos” nas Subprefeituras.
Os Vereadores queriam indicar os Subprefeitos nas suas “bases eleitorais” e se mostravam descontentes com a gestão petista que teimava em manter funcionários públicos de carreira, os “técnicos”, à frente da Administração das Subprefeituras.
Numa conversa mais reservada com vereadores da “base de apoio” o Prefeito resolveu ceder e distribuiu Subprefeituras para que os Vereadores indicassem os seus Subprefeitos “de confiança”.
GUETOS
Cada Subprefeitura, que tem o Subprefeito indicado por vereador, se transforma num “gueto” daquele Parlamentar. Aquela região se torna quase intocável e todos os eventos desse pedacinho da Cidade o Vereador é convidado de honra, inclusive para discursar e ocupar o palanque principal.
Nestes eventos e até mesmo naquela região, são colocadas faixas onde geralmente podemos ler: “O VEREADOR fulano de tal APROVOU ESTA OBRA”.
Tudo é pensado para que o vereador consiga se reeleger.
QUALIDADE
Geralmente a qualidade do atendimento e dos serviços prestados nas Subprefeitura são de gosto duvidoso. Geralmente tudo é muito burocrático e moroso, mas seja com o “técnico” ou com o “apaniguado” do Vereador comandando, não muda muito, mas geralmente aquele “técnico” que foi indicado como Subprefeito no início da Gestão HADDAD, se torna o “SUBPREFEITO ADJUNTO”. Ele continua trabalhando normalmente. Resolve todos os problemas e rala muito, mas quem leva as “láureas do cargo” é o Subprefeito indicado pelo Vereador.
VITÓRIAS
É engraçado que depois da “distribuição de Subprefeituras” para os Vereadores da “base de apoio”, o Prefeito conseguiu ganhar votações no plenário da Câmara. Sim, é verdade que ainda tem Vereador “descontente”, mas calma, tem Subprefeitura para todo mundo.
Meu caro leitor, uma coisa o senhor pode ter certeza, isso tem que mudar!